quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Xeque-mate às doenças



A ciência comprova:alguns alimentos são capazes de evitar e combater vários problemas de saúde.
ANEMIA:Alimentos que ajudam a combatê-la:carne vermelha,marisco,mexilhão,sardinha,anchova,ovo,leguminosas(feijão,soja,grão-de-bico),beterraba,damasco,figo,nozes,leite,alface,fígado.
O que evitar:Farelo de aveia ou de trigo(por causa do ácido fitico),café,chá preto(devido ao tanino),espinafre e couve(contém oxalato),ingestão exagerada de cálcio,que diminuem a absorção de ferro.

DOENÇAS DO CORAÇÃO:Fatores de risco;colesterol elevado,fumo,hipertensão,obesidade,diabetes,vida sedentária,estresse.

BONS ALIMENTOS:Alho,cebola,vinho tinto(sem exageros),morango,goiaba,pimentão verde,couve-de-bruxelas,frutas e legumes em geral,peixes,azeite de oliva,nozes e abacate.

O que evitar:gordura de origem animal,gema de ovo,leite integral,queijo,carne vermelha.Prefira leite,iogurte desnatados e queijo light.Modere a quantidade de sal e café e não abuse de bebidas alcoólicas.


OSTEOPOROSE:é o enfraquecimento gradual e progressivo dos ossos.Eles ficam porosos,frágeis e suscetíveis a fraturas.Para prevenir maiores problemas devemos consumir cálcio a vida toda.


BONS ALIMENTOS:

leite,queijo,iogurte,couve,agrião,brócolis,quiabo,rúcula,soja,feijão,amêndoa,avelã,castanha-do-pará,nozes,amendoim,tâmara,pêssego,maçã,pera,salmão,sardinha. O que evitar:café,chocolate,fibras em excesso,chá preto e espinafre.

DEPRESSÃO: BONS ALIMENTOS:Arroz,macarrão,pão,cereais integrais,frutos do mar,castanha-do-pará,carne vermelha,café,figado,agrião,espinafre,brócolis,beterraba,banana,germe de trigo.


O que evitar:bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário: